Todas as partes da casa são importantes, mas é na cozinha que realizamos uma das coisas vitais do ser humano: a alimentação. Nenhum ser vivo sobrevive sem comida!
Assim, a cozinha é uma parte da casa importante, que precisa de muita criatividade na decoração, e devemos decora-la como um todo, para não parecer uma cozinha estranha e inapropriada para a nossa casa.
Também a decoração da cozinha deve-se adequar ao gosto de cada um, nomeadamente ao gosto que quem mais a vai utilizar, não é meninas? 🙂
Antes de qualquer coisa, temos de pensar no tipo de móveis que vamos colocar na nossa cozinha. As mobílias de cozinha geralmente ocupam duas paredes da cozinha, e devem ser da altura do tecto, para rentabilizar o espaço. Devemos optar por cores neutras, tal como no resto da decoração da casa ficam sempre bem! O branco é muito utilizado porque além de nunca sair de moda e combinar com a decoração, transmite um ideia de frescura e de limpeza. As cores quentes, como o vermelho, o laranja ou o amarelo são cores que despertam alegria e motivação, e como este é um espaço de trabalho fica bem. A sempre actual combinação entre madeira, inox e pedra cria um efeito sublime que pode ser realçado com outros pequenos apontamentos no resto da decoração.
Existem vários tipos e modelos de cozinhas modernas:
Cozinha americana: é uma fusão entre cozinha e sala de jantar. Os dois espaços torna-se mais amplos e a acto de cozinha deixa de ser um acto isolado. Podemos estar a fazer o jantar e a falar com alguém que esteja no sofá a ver TV.
Cozinha com ilha: este tipo de cozinhas modernas adequam-se a cozinhas grandes. São muito úteis para quem gosta de passar um bom tempo na cozinha.
Cozinhas paralelas: são excelentes para espaços pequenos ou para cozinhas em apartamentos. É perfeita para cozinhas estreitas e compridas.
Cozinhas em L: São cozinhas que se fundem um pouco com a sala de estar. Normalmente a separação para a Sala de Estar e feita por uma mesa de jantar com banco altos.