Para conseguir um bom design de interiores é necessário pensar a casa como uma totalidade; uma série de espaços interligados por corredores e escadas. Convém, portanto, pensar num estilo ou num tema comum que deve ser executado como um todo. Os elementos de design de interiores devem trabalhar em conjunto e complementam para reforçar toda a composição. Uma maneira de criar este tema ou enredo é com o bem considerado uso da cor. Esquemas de cores em geral são uma ótima maneira de unificar os espaços.
Vamos expor agora alguns dos princípios do design de interiores.
O primeiro desses princípios é o equilíbrio. O equilíbrio pode ser descrito como a distribuição igual do peso visual num espaço como um quarto de casal.
O maior inimigo do design de interiores é o tédio. Um espaço bem projetado tem sempre, dependendo do tamanho, um ou mais pontos focais. Um ponto focal deve ser dominante para chamar a atenção e interessante o suficiente para incentivar o espectador a olhar mais longe. Um ponto focal, portanto, deve dar uma impressão duradoura, mas também deve ser parte integrante da decoração ligada por meio de escala, estilo, cor ou tema.
No design de interiores, o ritmo é a repetição do padrão visual. Ritmo é definido como continuidade, recorrência ou movimento organizado. Para conseguir estes temas num projeto como numa mobília de sala, é preciso pensar sobre repetição, progressão, transição e contraste. Usar estes mecanismos vai dar uma ideia de movimento ao espaço.
Outro importante elemento de design de interiores onde é necessário ter infinitas atenções são os detalhes. Os detalhes são como um importante alicerce do design de interiores. Os detalhes não devem ser óbvios, mas devem ser discretos, realçando a impressão total de um espaço.
Adorei muito bonito