Se gostaria de aprender a fazer a decoração de uma mesa de Natal com flores, está no sítio certo!
Vamos-lhe ensinar como fazer bonitos arranjos florais de Natal para a sua festa, este ano, ser ainda mais especial! Vamos a isto?
Comecemos, então, por algumas dicas básicas para incorporar na sua decoração Natalícia:
- As cores da mesa de Natal: Tendo em conta a decoração da sua casa, a toalha e a louça que for usar, comece por definir a cor-base do seu arranjo. Deste modo, este poderá começar por ser o seu ponto de arranque e permite-lhe também definir se quer um centro de mesa mais boémio, clássico ou se prefere algo mais rústico ou minimalista.
- Flores de Natal: A Poinsettia, vulgarmente conhecida como Flor de Natal, é uma das flores mais usadas nas decorações nesta época. E é fácil entender porquê, já que as suas grandes flores em vermelho vivo com as folhas verdes representam na perfeição os tons de Natal. Além disso, ficam bem em qualquer mesa – ou estilo de decoração. Contudo, há outras opções que pode considerar, sobretudo se procura trazer outras cores e tons para a sua mesa de Natal, como a tranquilidade do branco ou a festividade dos tons de dourado ou prateado. Falamos, por exemplo, das orquídeas, gérberas, rosas, margaridas e muitas outras flores que fazem sempre sensação, não importa a celebração!
- Outros acessórios: Nem só de flores vive um arranjo de Natal. De forma equilibrada, opte por outros ornamentos como usar as grinaldas (luzes de Natal), bolas e outros adereços decorativos da época, como as fitas e até velas.
Pode ainda combinar com outras plantas natalícias como o visco ou o azevinho, assim como opções secas – como as pinhas, o junco ou os ramos de oliveira.
Agora que já tem a cor e os elementos do ramo de Natal bem definidos é hora de colocar as mãos à obra e começar a preparar a mesa de Natal. Seguidamente, veja passo a passo, como e o que deverá fazer.
Preparar um arranjo de Natal em 7 passos
- Primeiro comece por fazer uma montagem da mesa, dispondo a toalha e as louças (pratos, copos e talheres). Deste modo, poderá, de forma objetiva, ter uma melhor percepção das medidas e do espaço que dispõe, assim como ficará o resultado final.
- Tenha ainda em conta que um arranjo de mesa deve complementar, mas nunca atrapalhar. Assim sendo, evite arranjos demasiado altos, que impeçam a comunicação ou que cortem a fluidez na forma como os restantes elementos estão dispostos na mesa.
- Agora que já sabe de quanto espaço realmente dispõe, comece por definir a base do arranjo. Se procura ideias mais criativas do que uma “simples jarra”, talvez queira antes optar por usar uma cesta ou por fazer uma coroa com pinhas, por exemplo.
- Antes de começar a montar tudo, reúna todos os elementos que vai precisar, tendo, assim, tudo à mão.
- E, claro, nada de impulsos, nem de começar a cortar flores antes de fazer uma primeira simulação. Antes de chegar ao resultado final, é comum fazer-se várias tentativas e ajustes.
- Como dizíamos, agora é tudo uma questão de tentativa e erro. Ou seja, de ir ajustando tamanhos e elementos até conseguir o resultado final que tanto deseja para a sua decoração final.
- Por último, e para manter o aspecto fresco das flores, espere até um pouco antes da chegada dos seus convidados para começar a montar tudo. Deste modo, as suas flores manterão sempre um aspecto vivo e estarão cheias de frescura, podendo ser devidamente apreciadas.
Temos a certeza que as suas flores farão sensação na refeição de Natal e que irão torná-la ainda mais inesquecível.
Antes de terminar, lembramos-lhe que usar flores verdadeiras na mesa de Natal não tem de se limitar a um arranjo ou centro de mesa.
Existem outras formas criativas para incorporar flores na decoração de Natal, mesmo na mesa! Nesse sentido, pode sempre fazer pequenos ramos que coloca depois em cima dos pratos ou junto aos talheres e/ou dos guardanapos. Pode até optar antes por decorar as cadeiras onde se sentarão os convidados. O que lhe parece?
Recordamos-lhe que tal como montar a árvore ou tratar da decoração da casa, também preparar a mesa de Natal pode ser uma atividade familiar muito divertida. Assim sendo, não se iniba em incluir o resto da família na execução desta tarefa.
Se tem crianças em casa, pode sempre pedir a sua ajuda e usar os seus desenhos e dotes para trabalhos manuais para tornar a mesa de Natal ainda mais especial! Nesse sentido, o que lhe parece, por exemplo, que sejam eles os responsáveis por criar os marcadores da mesa, indicando onde se deve sentar cada pessoa? Temos a certeza de que eles vão adorar e tornarão os seus arranjos florais de Natal ainda mais especiais!