Basta um clique e é possível encontrar pela internet várias inspirações para decoração de casas. Contudo, e apesar de ser tão simples falar de design de interiores, é preciso compreender o que isso é na realidade.
Quando falamos de design de interior fazemos referência à técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos. Trata-se, portanto da arte de planear e organizar espaços escolhendo e combinando os diversos elementos que cada ambiente tem para oferecer.
O design de interiores harmoniza as cores, materiais, acabamentos e iluminações para criar o espaço adequado às necessidades de cada um.
Hoje em dia as pessoas conseguem facilmente criar os seus designs seja com pesquisas na internet, com ajuda de profissionais ou até mesmo recorrendo a dicas em sites da especialidade. Contudo, é preciso ter consideração que o ideal será recorrer a profissionais: eles têm conhecimentos que envolvem o planeamento estrutural dos espaços. Afinal de contas, existe uma grande diferença entre um design de interiores e um decorador de interiores.
O que faz um design de interiores?
Planear e projetar o uso adequado de espaços internos;
Incluir equipamentos que melhorem a acessibilidade dos meios internos;
Incluir equipamentos mobiliários;
Adequar os projetos nas normas de segurança;
Responsabilidade com os acabamentos;
Montar e adequar o orçamento das obras;
Entre outros.
Claro que quando compramos uma casa, a maioria das questões estruturais já estão superadas, e torna-se apenas necessário pensar nas questões como a decoração. Também aqui, seguir um plano é fundamental, contudo optar por um decorador já pode ser algo facultativo, podendo cada um de nós criar a sua própria decoração facilmente.